terça-feira, 31 de agosto de 2010

Sem teto ocupam Ministério do Planejamento por quatro horas


Cerca de 80 integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto do Distrito Federal, que foram retirados em julho da ocupação Bela Vista, em Brazlândia (DF), ocuparam hoje (31), por quatro horas, o saguão do Ministério do Planejamento. A estimativa do número de manifestantes é da Polícia Militar.

Dentro do prédio do ministério e com faixas reivindicando o direito à moradia eles queriam negociar com a Secretaria de Patrimônio da União, do Ministério do Planejamento, a possibilidade de serem assentados em terras da União.

A ocupação de Bela Vista ficava em terras que pertencem ao Distrito Federal. Após serem retirados do local, em 16 de julho, os integrantes do movimento acamparam na Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap) e depois no Ministério das Cidades. Na ocasião, foram marcadas reuniões para negociar com o Governo do Distrito Federal (GDF) e a União disponibilidade de terras onde as famílias pudessem morar.

Um grupo de coordenadores do movimento foi recebido por integrantes do governo federal no início da tarde. Ao final da reunião, o secretário-adjunto da Secretaria de Patrimônio da União, Jorge Arzabe, disse que ficou acertado que amanhã um grupo da secretaria irá a Brazlândia, com representantes do movimento, para avaliar se há áreas que estão em condições de integrar programas de habitação de interesse social do governo federal.

Segundo ele, durante a reunião ficou claro que as terras não serão doadas.“Estamos buscando disponibilizar mais áreas. O movimento, assim como cooperativas existentes em todo o Brasil, vão ter que pleitear seus projetos que serão analisados pela Caixa Econômica Federal e o Ministério das Cidades em áreas da União que serão disponibilizadas para isso. Não carimbamos terra para nenhum movimento, cooperativa ou associação”.

Um dos coordenadores do movimento, Edson Francisco da Silva, disse, no início da ocupação, que os manifestantes estavam dispostos a dormir no ministério, caso não fosse encontrada uma solução para a reivindicação e, após a reunião, afirmou que a solução foi considerada satisfatória. Ele, no entanto, afirmou que se não houver resultados efetivos o movimento fará novas ocupações. “Se o problema não for resolvido, voltaremos a ocupar prédios públicos”.

Ficou marcada para o próximo dia 9 uma reunião para discutir as alternativas levantadas pelos técnicos da Secretaria de Patrimônio da União durante a visita que fará amanhã a Brazlândia.

Um comentário:

Jeff Anderson disse...

http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2010/08/31/sem-teto-ocupam-ministerio-do-planejamento-por-quatro-horas.jhtm