Seis pessoas morreram durante um confronto entre policiais civis e criminosos, na manhã deste domingo, durante uma operação no complexo das favelas da Maré, na zona norte do Rio. Segundo a polícia, um dos suspeitos mortos é conhecido como Pitoco, apontado como um dos responsáveis pela morte do fotógrafo André Az, do jornal "O Dia", em fevereiro de 2009.
Polícia Civil faz operação no complexo da Maré
A polícia reconheceu a morte de cinco suspeitos e disse desconhecer a autoria da sexta morte.
Inicialmente, a Polícia Civil havia dito que o objetivo da operação era combater as quadrilhas que comandam o tráfico de drogas na região, mas na verdade, a ação pretendia desarticular o grupo criminoso chefiado por Pitoco, responsável por roubos de veículos e homicídios. Ronaldo Oliveira, chefe de delegacia de polícia especializada, coordenou a ação contra os criminosos, que teve a participação de 15 delagacias e da Core (Coordenadoria de Recursos Especiais).
Cerca de 250 homens estiveram na operação, que teve início às 6h e contou com auxílio de veículos blindados e de um helicóptero. Roberto Vasconcelos Brum e Marco Antônio dos Santos Tavares foram presos. Eles são apontados como integrantes da quadrilha.
Também foram apreendidos 24 motos e dez carros, além de máquinas usavas para prensar drogas e arrumar armas, 1.500 trouxinhas de maconha, três pistolas, um fuzil, quatro granadas, cinco carregadores e 192 munições.
De acordo com a polícia, a ação ocorreu em um domingo, pois as investigações demonstraram que a quadrilha se reunia neste dia.
Fotógrafo
André Azevedo, o André AZ, foi morto a tiros quando passava pela altura do número 10.500 da avenida Brasil, no Rio, por volta das 19h30 no dia 25 de fevereiro de 2009.
Informações do 22º Distrito Policial (Penha) apontam que ele havia saído do jornal em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, e voltava para casa, no Rio, quando foi atingido.
Segundo o boletim de ocorrência, ele estava em uma moto Honda Tornado quando foi atingido. Após ser baleado, Azevedo perdeu o controle da direção da moto, bateu em uma mureta e foi atropelado por veículos que passavam no local.
Nenhum comentário:
Postar um comentário