segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Após 8 incêndios em favelas, Prefeitura de SP cria câmara para prevenção e combate


A Prefeitura de São Paulo editou um decreto que cria a Câmara Executiva de Prevenção e Combate a Incêndios. A medida foi tomada após oito incêndios, nos últimos cinco meses, atingirem favelas da cidade.

O último incêndio registrado na cidade aconteceu na sexta-feira (24), mesmo dia da edição do decreto. O fogo na favela Real Parque, zona sul, começou por volta das 10h. Duas pessoas ficaram feridas e cerca de 340 casas ficaram destruídas. Nesta segunda-feira, moradores da Real Parque fizeram uma manifestação por conta do incidente.

Fogo em favela de SP atingiu área de quase 3.000m² e cerca de 340 casas
Após incêndio, moradores não têm para onde ir

Na exposição de motivos, o decreto cita a repetição de ocorrências com fogo nos "assentamentos precários" da cidade, que traz risco para a vida e os bens das pessoas "em situação de vulnerabilidade".

De acordo com o texto do decreto, a câmara tem o objetivo de estabelecer e desenvolver procedimentos que tragam agilidade e eficácia no combate e prevenção dos incêndios.

A câmara, que integra a Secretaria Municipal de Coordenação das Subprefeituras, será formada por representantes de várias secretarias municipais, como a de obras e habitação, e por representantes da Cohab (Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo).

Segundo o decreto, a Câmara Executiva de Prevenção e Combate a Incêndios tem um prazo de 60 dias para apresentar suas primeiras propostas.

Nenhum comentário: